Relatório Análise Ácido Muriático_(HCL)_AQP_2014
502 palavras
3 páginas
Escola Relatório de Análise Química Prática
Análise do Ácido Muriático/Clorídrico (HCL)
Nomes:
Turma:
Turno:
Professor(a):
Belo Horizonte, 08 de Outubro de 2014
Introdução:
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.
Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. O ácido muriático, quando aquecido, libera vapores tóxicos e irritantes.
Uma solução de cloreto de hidrogênio (ácido clorídrico), em sua forma mais pura, com a denominação de "P.A." (Pureza Analítica), também, conhecida no termo erudita como "Límpido", é um reagente comum em laboratórios e encontrado em uma solução de 37 a 38% em massa (título).
Objetivo:
Analisar o Ácido Muriático.
Materiais e Reagentes:
Materiais: Béquer, Erlenmeyer, Pipeta Volumétrica de 25ml , Bureta de 1L, Suporte universal, garra, pinças de fixação, Pisseta, Balão Volumétrico de 250 ml, Seringa, Balança Analítica.Reagentes: NaOH, Biftalato de Potássio, Fenolftaleína, HCL
Procedimentos:
Padronizar a solução de NaOH- Pesar 0,3g de Biftalato de Potássio;
- Avolumar até 50 ml;
- Colocar 3 gotas de Fenolftaleína;
- Titular e calcular.
Análise do Ácido Muriático/Clorídrico
- Colocar o Ácido Muriático em uma bureta;
- Medir 5 ml da amostra, direto para um Balão Volumétrico de 250 ml;
- Completar e homogeneizar;
- Pipetar 25 ml da amostra;
- Passar para o Erlenmeyer e avolumar;
- Colocar 3 gotas de Fenolftaleína;
- Titular até obter cor