AVICULTURA NO BRASIL
1. Introdução
2. Fundamentação teórica
2.1. A história da avicultura no Brasil.
2.2. A atividade avicultura e o meio ambiente.
2.3. O impacto ambiental no solo causado pela avicultura.
2.4. O impacto ambiental no ar causado pela avicultura.
2.5. O impacto ambiental na água causado pela avicultura.
2.6. A legislação ambiental.
2.7. As etapas do licenciamento ambiental.
2.1. A história da avicultura no Brasil
Segundo Canever ET AL (1997) a criação de frangos de corte no Brasil iniciou-se no final da década de 50 no Sudeste com maior produção em São Paulo. Na década de 70, com o aumento do consumidor de carnes, esta atividade se expandiu para a região Sul do Brasil. Empresas que já investiam na produção de suínos e cereais diversificavam-se para a produção de frango de corte, impulsionados pelos financiamentos bancários com pagamento em longo prazo e equipamentos com tecnologia internacional com foco na genética, técnicas ambientais, nutricionais, processamento e abate.
O Brasil vem destacando-se significamente nas ultimas décadas na produção de frangos de corte. De 1960 á 2000 a produção aumentou 100% passando de 1,4% para 10,5% da produção mundial da carne de frango.
No Brasil, a avicultura emprega cerca de 4,5 milhões de pessoas e representa 1,5 do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O mercado consumidor interno, que até então era um país preponderamente consumidor de carne bovina, passa a consumir mais carne de frango.
A produção de frango de corte no Brasil tem sido uma das mais organizadas do mundo, pois busca-se a redução de custos na produção para ter maior lucratividade.
No Brasil, atualmente consome-se em média 38 kg de carne de frango por habitante ao ano, 70% da carne produzida são destinadas ao mercado doméstico e 30% restantes são embarcadas para cerca de 150 países.
Cerca de 90% das aves abatidas são produzidas no sistema de integração vertical, onde a empresa é responsável pelo fornecimento dos