Desenvolvimento da Flexibilidade
1.1 O Problema e sua importância
A flexibilidade vem a ser fundamental para facilitar os movimentos das diversas atividades profissionais, tarefas diárias e nos vários desportos.
Pode-se definir a flexibilidade como a habilidade de mover uma articulação através de uma amplitude de movimento normal sem estresse excessivo para a unidade músculo tendinosa (ALTER, 1999)
Araújo apud Farinatti e Monteiro (1992, pg 66)
Flexibilidade é a qualidade que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular, expressa pela máxima amplitude de movimentos necessários para perfeita execução de qualquer atividade física letiva, sem que ocorram lesão anátoma-patológicas.
Grosser apud Costa (2001) relatam que no decorrer do dia, grandes oxilações, a variações nos níveis de flexibilidades durante o dia, geralmente pela manhã, o nível de flexibilidade e bem pior do que à tarde.
Com estes dados houve uma certa curiosidade em saber se existe diferença significativa entre os níveis de flexibilidade nos homens e nas mulheres pois segundo Dantas (1989); Achour Júnior (1999) o sexo feminino em geral é mais flexível que os homens.
Segundo Dantas (1989) a mulher por possuir tecidos menos densos é normalmente mais felxível que os homens.
Achour Júnior (1999, pg 28) cita:
É provável que, um dos fatores atribuídos a maior flexibilidade edas meninas seja pelos hábitos contemporâneos exigirem das meninas flexibilidade e dos meninos força.
Especificamente o sexo feminino tem os quadris mais largos, o que possibilita maiores índices de flexibilidade nessa região (DANTAS, 1989)
Ganong apud Costa (2001, pg 129) “relata que a elasticidade e a capacidade de estiramento da musculatura assim como dos tendões e ligamentos, portanto da modalidade toda, são um pouco aumentadas no sexo feminino... este fato tem sua origem nas diferenças hormonais: a maior taxa de estrógeno leva por um lado, a uma maior retenção de água, por outro, lado cita Fukunga apud Costa