TRABALHO DIVERSIFICADO
A–( )
B–( )
C–( )
E–( )
F–( )
G–( )
D–( )
I–( )
H–( )
J–( )
constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis.
L–( )
I – “Somente o uso público da razão é o que garante o esclarecimento e a autonomia. Para Kant, se o sujeito tem esse dever, as instituições (incluindo o governo) também têm que permitir aos cidadãos expressarem publicamente suas críticas a respeito de qualquer coisa.
Somente
assim se exerce o esclarecimento. “
II – “(...)A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento[].
A
preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha (naturaliter maiorennes), continuem, no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se
III – (..)”a moral iluminista teve influência decisiva no mundo ocidental e modificou não somente o discurso socialmente válido a respeito da moral, mas agiu também sob a esfera jurídica e política. A separação entre o Estado e a
Religião e o estabelecimento do Estado laico teve participação decisiva do pensamento iluminista, bem como os