Conograma de uma Escola de ED Infantil
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COLÉGIO MARISTA – LONDRINA – PR
Cristina Nogueira de Mendonça
Maria Aparecida Trevisan Zanberlan
Programa de Mestrado em Educação
Palavras-chave: pedagogia, educação.
1. ASPECTOS EMBASADORES DA PROPOSTA EDUCACIONAL
O Projeto Educativo Marista assume um compromisso de superar uma tradição de ensino enciclopedista e academicista, do conhecimento fragmentado, em favor de habilidades básicas para operar na sociedade moderna, ensinar a pensar e a aprender de forma coerente com o mundo de hoje. Sua finalidade é promover a educação integral da criança e do adolescente, mediante o desenvolvimento das potencialidades espirituais, cognitivas, perceptivo-motoras, afetivas e sociais.
Todo o trabalho educacional está fundamentado no paradigma
Sócio-Interacionista da aprendizagem e do ensino. Aprender, nesse contexto, implica uma aprendizagem significativa e não mecânica, que valoriza os conhecimentos prévios e os aspectos motivacionais e funcionais; supõe o diálogo, a confrontação de pontos de vista, a coordenação entre a informação e os modos de processá-la, a articulação entre o particular, atual e afirmativo, com o geral.
As crianças constróem significados a partir de múltiplas e complexas interações, contando com a intervenção do professor. É ele quem será o mediador das crianças com os objetos do conhecimento. Sua tarefa é mediar o trabalho, associado à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento da criança. Portanto, a escola desempenhará seu papel, na medida em que, partindo do que a criança já sabe, amplia e estimula a construção de novos conhecimentos.
Rego afirma (1995, p.106):
[...] no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que descreve o “espaço” entre as conquistas já adquiridas pela criança (aquilo que ela já sabe, que é capaz de desempenhar sozinha) e aquelas que, para se efetivarem, dependem da
2
participação de elementos mais capazes. Esse princípio desestabiliza algumas