Sobre as responsabilidades do MS
O Scrum Master deve agir como um coach (algo como um mentor, um treinador) tanto a equipe de desenvolvimento Scrum quanto ao Product Owner.
Quando surge qualquer problema que a equipe pode, e deve, ser capaz de resolver, a atitude do Scrum Master, como o de qualquer bom treinador, é:
"Eu não estou aqui para resolver seus problemas por você; em vez disso, eu estou aqui para ajudá-lo a resolver seus próprios problemas.“
Agora, se o problema é um impedimento que a equipe não pode resolver sozinha, o Scrum Master deve tomar para si a responsabilidade de resolver.
O Scrum Master também faz o papel de Coach para novos Product Owners, ajudando-os a entender e cumprir as suas responsabilidades como Product Owner.
Fazendo uma a analogia com equipes de esportivas, é como se o Scrum Master fosse o treinador do time e o Product Owner o dono da equipe. Logo, o Scrum Master é responsável por maximizar os resultados do time através do Scrum.
Líder Servidor
O Scrum Master é também um líder servidor
Um líder servidor nunca perguntaria a um membro da equipe…
"Então, o que você vai fazer por mim hoje?"
Em vez disso, um líder servidor perguntaria…
"Então, o que posso fazer hoje para te ajudar e sermos mais eficazes?"
Autoridade no Processo
O Scrum Master é autoridade do processo, deve dominar o processo do Scrum como ninguém.
Autoridade neste contexto não é o mesmo tipo de autoridade que um gerente funcional ou gerente de projeto teria.
O Scrum Master não contrata e nem demite ninguém e também não é ele quem dita para a equipe quais as tarefas que deve fazer ou como fazê-las. Em vez disso, o Scrum Master ajuda a equipe a definir e aderir ao seu próprio processo para ter certeza que o trabalho seja feito da melhor forma possível.
O Scrum Master tem o dever de garantir que todos da equipe Scrum conheçam os valores, princípios e práticas, juntamente com as abordagens específicas da equipe Scrum. O Scrum Master continuamente ajuda a equipe Scrum melhorar o processo para maximizar o