Desafios do Projeto Político Pedagógico
Ao falarmos em Educação Infantil é importante ressaltar que é algo além do que as crianças vivem e experimentam em casa.
A Educação Infantil precisa estar alicerçada num instrumento de Políticas Públicas advindos de um planejamento Estratégico-Empresarial que chamamos de Projeto Político Pedagógico - PPP.
Ele representa novos rumos que a instituição deve seguir, buscando sempre a eficiência, qualificação, sensibilidade, criatividade, solidariedade, exercício da criticidade etc de seus educadores.
Um dos desafios do PPP na Educação Infantil é a sua construção com base nos desejos de um gestor, que segue um modelo conservador e autoritário em que os educadores, às vezes, não sabem da sua existência. Pode acontecer também de uma escola não o possuir ou copiá-lo de outra instituição.
Não há receita para a construção do PPP, mas podemos fazê-lo de forma democrática envolvendo a participação dos Gestores (Diretor e Coordenador Pedagógico), professores, funcionários, pais de alunos e até mesmo a comunidade local. Ele também deve seguir Políticas Educacionais além de Diretrizes Curriculares Nacionais.
É fundamental que o PPP tenha objetivos traçados, estratégias de ação, propostas curriculares, diagnóstico das práticas educativas para posteriormente se autoavaliar e saber se atingiu os objetivos propostos. Outro ponto importante é que os gestores invistam na Educação Continuada dos professores, prepará-los culturalmente e psicologicamente para trabalharem com qualidade e eficiência com suas crianças.
Vale destacar que estes educadores devem ter uma cópia dos documentos do PPP a fim de acompanharem o seu andamento.
O PPP trata-se de um processo lento em que o Gestor deve compreender sua equipe educativa, buscando sempre a ética, justiça e o comprometimento com o trabalho pedagógico, superando relações autoritárias e verticalizadas, através de diálogos com todos seus