Modulaçao e Demodulaçao Am
CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS - CEAR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - DEE
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES
PROF.: FABRÍCIO BRAGA SOARES DE CARVALHO
RELATÓRIO – LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE SINAIS
MODULAÇÃO E DEMODULAÇÃO FM POR INCLINAÇÃO
GILVAN DA SILVA ALVES JÚNIOR
MAT.:11128352
JOÃO PESSOA, 16 DE AGOSTO DE 2013
Índice
Objetivos
1 – Objetivos
O objetivo da experiência é a comprovar experimentalmente a teoria no que se refere a modulação e demodulação FM por inclinação, em diferentes pontos do sistema, comparando valores teóricos com os práticos.
2- Introdução Teórica
A modulação FM faz com que a frequência da onda portadora se altere de acordo com as variações de amplitude do sinal modulante.Já estudamos os motivos pelos quais precisamos de uma portadora de alta frequência para transportar informações que correspondem a sinais de baixa freqüência.Os mesmos conceitos básicos sobre a necessidade de se modular um sinal de alta freqüência são válidos para a modulação em frequência
A sigla FM significa modulação em freqüência,que também pode ser chamada de modulação angular, pois uma alteração de freqüência também está ligada a uma mudança de ângulo de fase do sinal modulado.
Como a amplitude da onda portadora modulada em frequência não varia, também não há variações da potência da onda transportada.
Variações de frequência da onda portadora e do sinal modulante
No intervalo de 0 a t1-A tensão do sinal modulante é zero e a portadora não é modulada.
De t1 a t2-O sinal modulante cresce no instante positivo(+) e a frequência da portadora aumenta até um valor máximo de t2.
Depois do instante t2-a tensão do modulante desce até zero,e a frequência da portadora diminui até ao instante t3 onde atinge o seu valor nominal. Durante o período (-) seguinte o sinal modulante a frequência da