Desafios da língua portuguesa
Catiele Silva Deleski
Prof. Gessi Silveira Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (Led 0166) – Estágio I
06/12/13
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar as vivências nesse primeiro estágio. Os educadores abrem as portas do futuro. Pretende apresentar um pequeno estudo sobre os desafios da educação atual, as dificuldades que eles encontram no ensino da Língua Portuguesa, suas mudanças, a participação da família na escola e o interesse do educando. A família é a base de tudo, precisa incentivar os filhos a estudar. A escola é o primeiro contato fora da família, precisa acolher. O educando deve aproveitar essa acolhida e o apoio familiar para seu crescimento pessoal, intelectual e profissional, aprendendo a interpretar, buscar conhecimento e leitura, pois ler é fundamental para nosso crescimento.
Palavras-chave: Estágio. Educação. Lígua Portuguesa
1- INTRODUÇÃO
A melhoria do ensino ainda é um desafio. Os estudantes parecem que não querem mais estudar, querem tudo pronto, não querem pensar, ler e interpretar, não busca conhecimento, a maioria baixa na internet os conteúdos prontos.
Os professores, por mais que eles se esforcem para tentar mudar alguma coisa, não estão sendo apoiada, a dificuldade é maior para os professores de Língua Portuguesa, que está em constante mudança e abrange uma variedade tão grande de conteúdos didáticos, um considerável grau de complexidade.
Para conseguir despertar o interesse do aluno, a aula deve ser diferenciada, o professor deve trazer novidades para dentro da sala de aula, algo que faça o aluno ter interesse pela matéria, e vontade de aprendê-la. Um exemplo simples é trabalhar gramática em forma de música, é um passo para fazer o aluno compreender o conteúdo de forma mais dinâmica e incentivá-lo à leitura, trazendo coisas atuais, que despertem o interesse deles.