Desafio de aprendizagem de Participa o e controle social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Serviço Social
Período letivo: 7/2014
Disciplina: Participação e Controle Social
Professor a Distancia:
Professor Presencial: Bérgson Almeida Pereira
Acadêmicos: Eulália Lauryane Guilherme Santos Menezes - RA: 300494, Euzanice
Perpetua Vieira - RA: 300493, Maria Bernadete Vieira de Carvalho - RA: 300504,
Quellen Costa Souza - RA: 332334 e Quesia Costa Souza - RA: 332333.
Controle Social é a descentralização do Estado motivando grupos de pessoas a solucionar problemas sociais, tendo este amparo legal e constitucional, ou seja, é a participação social na gestão publica.
Esta participação se torna mais eficiente e constante porque a sociedade brasileira esta mais participativa e mais preparada para reparar os conflitos sociais.
Esta solução se torna mais rápida porque a própria sociedade que sofre com os conflitos é a mesma que busca os mecanismos para reparar essas deficiências.
O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
Participação
Participação pode ser compreendida como um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos e cidadãs, ao exercício de cidadania, às possibilidades de contribuir com processos de mudanças e conquistas. O
Conselho Municipal de Saúde
Controla o dinheiro da saúde.
Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
Participa da elaboração das metas para a saúde.
Controla a