Projeto
O projeto a seguir conta através da área de concentração Metodologias de Ensino um pouco sobre o tema abordado: Dificuldades de Ensino e Aprendizagem.
Dificuldades de ensino e aprendizagem é um estudo abrangente que necessita de muita pesquisa, estudo interdisciplinar envolvendo os diferentes especialistas e profissionais da educação, tornando-se um desafio para os estudiosos do referido tema.
O termo dificuldade de ensino e aprendizagem tem se mostrado um assunto que ainda gera muitas discussões e dificuldades na sua conceituação.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Durante muito tempo, a criança com dificuldades de aprendizagem, era encaminhada a um especialista para confirmar sua “normalidade”. Conforme o resultado desse diagnóstico, a criança era encaminhada para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado.
Segundo Maria Lúcia Weiss, “a aprendizagem normal dá-se de forma integrada ao aluno (aprendente) no seu pensar, sentir, falar e agir”. Quando começam a aparecer “dissociações de campo” e sabe-se que o sujeito não tem dano orgânico, pode-se pensar que estão se instalando dificuldades na aprendizagem: algo vai mal no pensar, na sua expressão, no agir sobre o mundo.
Mas as dificuldades de ensino e aprendizagem referem-se a um distúrbio – que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais – que pode afetar qualquer párea do desempenho escolar.
As dificuldades de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o individuo participa (família, escola, sociedade, etc.).
Contudo todo esse processo de deslocamento consequentemente também vinha de encontro com um processo de desmotivação por parte da criança, tendo em vista ter necessário um novo processo de adaptação a uma nova estrutura educacional, a novas relações humanas com os colegas, enfim, a todo um retrocesso do intuito de sanar as dificuldades apresentadas pelo aluno.
Quando