Resenha
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Curso de Pedagogia
Disciplina: Seminário Integrador III – Contextos e Organização Escolar
RESENHA CRÍTICA
FABRIS, Elí T. Henn. A escola contemporânea: um espaço de convivência? PPGEDU / UNISINOS GT: Educação Fundamental / n.13.
Elí Terezinha Henn Fabris é graduada em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1979), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1982), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu a docência nas redes estadual, municipal e particular de ensino, além de atuar nas funções de direção, vice-direção, orientação e supervisão escolar. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena atualmente o Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNISINOS). Nessa mesma instituição, coordenou o curso de Especialização em Educação Especial e o Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS). Atuou também na Equipe de Formação de Professores da Universidade, desenvolvendo atividades de formação pedagógica junto aos professores universitários. Faz parte do GT13 da ANPED: Educação Fundamental. As pesquisas que desenvolve têm como foco temáticas sobre o currículo, formação de professores, a relação da Universidade e Educação Básica e suas relações com processos de in/exclusão na escola contemporânea.
O texto A escola contemporânea: um espaço de convivência? foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla, que tem como foco investigativo as condições de in/exclusão das escolas públicas de ensino fundamental de um município pertencente à região metropolitana de Porto Alegre. Para tanto, foram selecionadas escolas que encaminham recorrentemente seus alunos para um programa que recebe crianças e jovens com múltiplas repetências para um