Definição de Ciência Política
Ciência Política
Desde sua concepção, a ideia de Política têm sido íntegra à organização de inúmeras sociedades ao longo da história. Tendo sua origem na Grécia Antiga, que também é o berço da Democracia, a política se mostra particularmente ligada ao desenvolvimento deste modelo social, e o objetivo deste texto é explicitar o impacto da democracia sobre a sociedade atual, com base em suas origens.
A política assume uma posição quase onipresente na história humana. Originalmente uma forma de organização das polis gregas, a importância da política passa a abranger diversos outros campos e seus impactos sobre a sociedade, e se tornou a ciência relacionada à organização e administração do Estado.
Os primeiros teóricos da política foram Platão e seu discípulo Aristóteles, sob o contexto da polis referenciada anteriormente. Com os resultados da política na organização da polis, Aristóteles a importância que a política já representava para a polis, que estava ainda em seus estágios iniciais, e que sua complexidade aumentaria, mantendo-se como a ciência mais importante de sua época. Esta linha de raciocínio seria reacessada no renascimento, por Nicolau Maquiavel, que adapta a política para a filosofia de domínio da natureza do renascimento, e é considerado o pai da ciência política.
A Ciência Política se define como o estudo dos processos do Governo, ou sistema equivalente, e qualquer organização que tenha uma conexão com este poder. Isto se manifesta em diversos campos, como Filosofia Política, Ideologia, Economia e Geopolítica. Mas mais importante é a definição do caráter sociológico da Ciência Política. A política é considerada um Fato Social de acordo com Durkheim, e o estudo do Estado é um ponto principal da obra de Max Weber.
Porém, apesar destes desenvolvimentos, A Política de hoje ainda se baseia muito na de Aristóteles, após levar em consideração o aumento da complexidade