Introdução a ciência política
CCJ – Centro de Ciências Jurídicas
Departamento de Direito
Direito Noturno
Ciência Política – Prof. Martin Stabel Garrote
Michelly Prebianca Odorrizzi – D307/1ª Fase
FERNANDES, Antônio José. Introdução à ciência política: teoria, métodos e temáticas. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 11-20.
O objetivo da obra trata-se de expor e apresentar os diversos conceitos analisados e definidos à ciência política. Estes por diversos pontos de vista e em grupos diferentes.
O autor utiliza dos conceitos de ciência, política, ciência política e outros mais termos criados dentro deste conceito. Ele os explica conforme a sua evolução e incremento a esta ciência.
O autor defende que a ciência para chegar ao que é atualmente a ciência política moderna. Sofreu muitas alterações assim, modificando suas bases, seu nome e até mesmo mudando suas subdivisões de estudo dentro da mesma.
“...o termo política suscita várias interpretações, e, por outro lado, a palavra ciência evoca um objecto preciso e métodos de investigação e análise que lhe são inerentes, embora, por vezes, comuns a outras ciências.” (p. 11)
“Ora, a palavra política tem sido entendida, por alguns, como a técnica que visa alcançar os melhores resultados com o menos dispêndio de esforços, e, por outros, como a arte de governar, isto é, a arte que permite escolher entre dois males o menor.” (p.11)
“...o termo política aparece-nos, muitas vezes, com uma conotação adjectivadora, qualificativa de determinados ramos de outras ciências.” (p.11)
“...a Ciência Política é simultaneamente, uma ciência antiga e uma ciência nova, que cada vez mais ganha faros de cidadania no seio das universidades e no âmbito do ensino superior.” (p.12)
“...politicólogos, tem contribuído significativamente para delimitar o âmbito da Ciência Política e ajudar a compreender o significado deste conceito. Conceito este que pode ser entendido como a observação,