Ciência politica
Profissões: Escritor, professor universitário e jurista brasileiro
Estudou na Escola Inácio Montanha e no Colégio Militar de Porto Alegre, onde conclui o curso de Agrimensura, em 1921.
Formado pela Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre em 1927, foi nomeado promotor no mesmo ano. Foi procurador-geral do Estado, secretário do Interior e Exterior e participou da Assembléia Constituinte do Estado como líder do governo em 1935.
Foi professor da UFRGS nos cursos de Direito, Ciências Sociais e Jornalismo, e na PUCRS lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na Faculdade de Filosofia e foi fundador da Faculdade de Direito.
Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Academia Rio-Grandense de Letras. Se destacou cedo na literatura por descrever o ambiente gaúcho, tendo influência de João Simões Lopes Neto em seus textos. Foi redator do jornal A Federação.
Obras:
* Teoria Geral do Estado, Globo, 2006, 44ª edição * Introdução à Ciência Política, Globo, 1999, 12ª edição * No galpão – contos, 1925. * Romance antigo – romance, 1940. * Coxilhas – contos, 1957.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
Temas que serão abordados no livro: * Poder político * Origens * Formas e funções do Estado * O voto * A constituição * Representação profissional * Classe política * Os grupos de pressão * Regras psicológicas da propaganda política
Material fundamental de pesquisa para os estudos sobre política: * Platão: República * Aristóteles: Política e leis * Tomás de Aquino: introduziu conceitos que se tornaram a base do pensamento democrático liberal moderno. * Maquiavel: delineou com todas as características e meandros “ a arte de conquistar, manter e exercer o poder”. * Montesquieu: O espírito das leis, utilizando-se da observação sistemática, histórica e comparativa divulgou o princípio da divisão do poder. * Tocqueville: A