Fichamento Ciência Política
CENTRO DE CIÊNCIA HUMANA E DA COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
DIREITO
CIÊNCIA POLITICA
PROFESSOR: MARTIN STAEBL GARROTE
ALUNO: REGINALDO DA SILVA
TURMA: SOC.0151.00.001
FERNANDES, Antônio José. Introdução à ciência política: teorias, métodos e temáticas. Portugal: Porto editora, 1995. P11-20.
Do Objetivo:
O autor tem com objetivo desse estudo, elencar os principais argumentos sobre o entendimento do estudo da Ciência Política, desde as suas concepções iniciais até o momento atual. Para tal objetivo, vai traçar uma linha da evolução dos conceitos estudados na história do pensamento político.
Dentre os principais conceitos sobre a Ciência Política defendida pelo autor no livro vamos citar os seguintes trechos do texto:
Capítulo 1: Conceito e objeto da Ciência Política.
1. Conceito de Ciência Política.
“... a palavra ‘’política’’ tem sido entendida, por alguns, como a TÈCNICA que visa “alcançar os melhores resultados com o menor dispêndio de esforços”, e, por outros como a ARTE DE GOVERNAR, isto é, “a arte que permite escolher entre dois males o menor”.(p11)
“Será que os fenômenos políticos (fatos e acontecimentos políticos) são total e convenientemente interpretados e explicados na perspectiva das outras ciências? Isto é, a economia, a geografia, a história, a sociologia, a filosofia, o direito, etc., explicarão cientifica e exaustivamente a essência, a causalidade e os efeitos dos fenômenos políticos? Ou haverá antes, uma ciência própria para analisar e explicar os fenômenos políticos produzidos pela manifestação do Poder nas sociedade nacionais e nas comunidades internacionais? (p11)
“Por isso se pode dizer, com propriedade que a Ciência Política é simultaneamente, uma ciência antiga e uma ciência nova, que cada vez mais ganha foros de cidadania no seio das universidades e no âmbito do ensino superior”.(p11)
“Conceito de Ciência política pode ser entendido como a