Fichamento de Ciência Política
DIREITO
Paulo Bonavides
Ciência Política
Warley Alves Pereira, 1º Período de Direito, Turma C
Teófilo Otoni, 25 de Fevereiro de 2014
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEOFILO OTONI
DIREITO
Trabalho apresentado junto ao Curso de Direito, com a Disciplina de Ciência Política, sob orientação da Professora Patrícia Soares como requisito de obtenção média semestral.
Teófilo Otoni, 25 de Fevereiro de 2014
A SOCIEDADE E O ESTADO
Conceito de Sociedade
Segundo o Autor Sanchez Agesta , assevera com ênfase que não há Sociedade, um termo abstrato e impreciso, mas a Sociedade uma pluralidade de grupos de diversas espécies, já Maurras enfatiza que que existe Sociedade de Sociedades e não Sociedades de indivíduos.
Toonnies, ao dizer que a Sociedade é um grupo de acordos e vontades. De membros que buscam um interesse comum impossível de obter-se por esforços individuais, torna o conceito mecanicista.
Já Del Vecchio ao entender que Sociedade é o conjunto de relações de vários indivíduos que vivem a formar uma entidade nova e superior torna o conceito organicista.
A interpretação Organicista da Sociedade
A doutrina aristotélica diz respeito ao caráter social do homem, a natureza fez do homem o ´´ser político´´ que não pode viver fora da Sociedade.
Segundo Del Vecchio a Sociedade se caracteriza como ´´Reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida do todo´´ ( Ciência Política, Paulo Bonavides, A Sociedade e o Estado p-58)
O homem jamais nasceu na liberdade, desde o berço a autoridade o toma nos braços, o governando. Com o passar do tempo o homem cria a Dependência, autoridade, hierarquia, mas apesar de tudo isso o fato é permanente, os indivíduos passam, mas a Sociedade fica.
Segundo Augusto Comte e o organicismo biológico de Spencer, Bluntschili e