Ciências auxilar da economia
INTRODUÇÃO
Na verdade cada ciência observa e analisa a realidade do aspecto material do seu objeto de estudo, segundo sua própria lógica formal. O fato porém é que as visões sobre o mesmo objeto acabam se inter-relacionando.
“A expressão Economia vem da palavra grega "oikos", que significa fortuna, riqueza, propriedade. E outra Palavra grega "nomos", que significa regra, lei, administração” , onde tentamos conceituar economia, de forma inicial, em ciência que estuda as riquezas.
A mera definição literal do termo não nos leva à sua real abrangência. Por isso, numa análise prefacial de seu livro, Paul e Ronald Wonnacott introduzem a seguinte definição:
“A economia é o estudo de como as pessoas ganham a vida, adquirem alimentos, casa, roupa e outros bens, sejam eles necessários ou de luxa. Analisa, sobretudo, os problemas enfrentados pelas pessoas e as maneiras pelas quais esses problemas podem ser contornados.”
Dentro da mesma perspectiva, o professor Manoel Ruiz, apresenta a seguinte definição:
“é a ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo.’ São quatro os princípios exigidos para definir a análise da definição que são: 1º o agente (homem); 2º a causa final (o consumo); 3º o meio ( as relações econômicas) e 4º a diferença específica deste tipo de relações humanas de outras praticadas pelo homem (avaliáveis em moeda ou dinheiro). A Economia é uma ciência, forma um sistema lógico de conhecimento