sociologia
Nos momentos de domínio da dimensão cognitiva, há a construção do objeto, da realidade externa (cultura)
Assim, em alguns momentos predomina a razão e em outros a emoção.
A EMOÇÃO CONTAGIA, MOBILIZA O OUTRO.
Esse processo gera conflitos, que devem ser administrados por crianças e adultos ao longo de seu desenvolvimento.
O conflito eu-outro tem um significado positivo na dinâmica do desenvolvimento e contribui para a construção da personalidade.
“A RAZÃO NASCE DA EMOÇÃO E VIVE DE SUA MORTE”
MOTRICIDADE
“A originalidade de Wallon consiste em dar à função motora, e sobretudo à tonicidade, um sentido humano. O tônus não é apenas um estado de tensão necessário à execução da contração muscular, ele é também atitudes, posturas.” (René Zazzo)
As posturas, as atitudes, são modeladas pelo adulto e são na criança os seus primeiros modos de expressão. “Incapaz de efetuar seja o que for, o recém nascido é manipulado por outros e é no movimento dos outros que tomarão forma as suas primeiras atitudes” (Wallon)
As atitudes, em relação com os seus estados de bem-estar, de indisposição, de necessidade, constituem a infra-estrutura das suas emoções.
Os primeiros gestos exceto o choro, antes de serem emocionais, são gestos impulsivos e vão se tornando emocionais na medida da interação com o outro, que vai atribuindo sentido, significado, aos atos reflexos. Os gestos, ou movimentos, seriam um dos primeiros indícios da vida psíquica.
As emoções esculpem, moldam o nosso corpo. É um fenômeno essencialmente social, embora com componentes orgânicos, cuja função principal é mobilizar o outro.
EM SUA TEORIA, WALLON:
• Afirma que o meio não é uma entidade estática e homogênea, mas transforma-se juntamente com a criança: a criança se transforma e transforma o ambiente em que vive. Este, por sua vez, está em constante transformação.