Resumo Léon Walras
2º PERÍODO
PROFESSOR: MARACAJARO
DISCIPLINA: PENSAMENTO ECONÔMICO II
LÉON WALRAS
SAMUEL DE AZEREDO WILLIMAN VASCONCELOS
RAVEL MARQUES
CAMPOS DOS GOYTACAZES
AGOSTO, 2013
LÉON WALRAS
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE PENSAMENTO ECONÔMICO II COMO NOTA PARCIAL DO SEGUNDO PERÍODO. ORIENTADO PELO PROFESSOR MARACAJARO.
CAMPOS DOS GOYTACAZES
AGOSTO, 2013
Metodologicamente falando é preciso provar que uma teoria é falsa, para assim poder propor uma nova teoria. Walras faz exatamente isso, passando pelas definições de Smith e Say , ele aponta qual foi à definição feita por ambos sobre o que é ciência, para que pusesse partir das definições desses autores, e então, apontar qual erro de cada um deles. A definição de Smith é:
“A economia politica considerada como um ramo do conhecimento legislador e do homem de estado propõe-se dos objetivos distintos. O primeiro o de propiciar ao povo um rendimento ou uma substancia abundante, ou, mais adequadamente ,de colocá-lo em condição de adquirir por si próprio esse rendimento ou essa substancia abundante ; o segundo objeto consiste em fornecer ao Estado ou à comunidade um rendimento suficiente para o serviço público : Ela se propõe enriquecer simultaneamente o povo e o soberano” (Pág. 8)
Walras usa de duas situações para contrapor Smith, a primeira desta é dizer que o fato de que a economia politica ter como objetivo e função propiciar ao povo um rendimento abundante e fornecer ao Estado um rendimento suficiente. Faz com que esta não faça parte do que seria propriamente ciência, a segunda parte é o fato de Walrar partir do conceito que a ciência deva ser totalmente desinteressada por qualquer consequência vantajosa. Então, para o economista fazer uma ciência pura ele deve buscar o saber de maneira