deficiencia auditiva - inclusao escolar
Torna- se relevante compreender as dificuldades que as pessoas com deficiência têm ao executar suas tarefas tais como; a dificuldade de entrar em escolas, trabalhos e por outros motivos como a não aceitação da deficiência e o preconceito que sofre. O interesse para realizar este projeto é devido a minha deficiência auditiva, pois como muitos eu já passei por barreiras que me afetaram durante minha vida até no dia de hoje. O objetivo de estudar esse tema é aprofundar em conteúdos que abordam a deficiência auditiva e destacar o papel do psicólogo ao emergir na questão da inclusão escolar, uma vez que, hoje ainda existem dificuldades das quais as escolas enfrentam, o psicólogo como profissional poderá intervir nestas questões em conjunto aos professores qualificados para acompanhar o deficiente auditivo.
A audição é importante para o nosso desenvolvimento como indivíduos, como parte da sociedade. Ao nascermos à audição é o primeiro sentido a ser apurado através do dialogo da mãe com o bebê e dos demais sons existentes no mundo.
Deficiência Auditiva (D.A) é conhecida como surdez que consiste na perda parcial ou total da audição. Essa deficiência é umas das deficiências contempladas e integradas nas necessidades educativas especiais, necessidades pelas quais as escolas tanto proclamam. Mas na verdade há diferença entre pessoas surdas e pessoas com deficiências auditivas. Surdez é por origem congênita, é quando o ser vivo nasce surdo e não tem a capacidade de ouvir nenhum som, desenvolvem assim uma serie de dificuldades no desenvolvimento da comunicação e da linguagem. Já a deficiência auditiva é um déficit adquirido quando o ser vivo nasce com uma audição que foi originada por lesões ou doenças. Sendo assim, na maioria das partes dos casos a pessoa com essa deficiência deve comunicar por outras formas ou então optar por próteses, ou fazer a leitura labial. A perda auditiva implica nas mudanças psicológicas quanto social e educacional.
A