Educação especial deficiência auditiva
Integração à Escola
Taís Cristina de Oliveira
Professor- Eduardo Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (530433) – Prática documental
12/102012
RESUMO:
RESUMO:
Este trabalho aborda o tema sobre o processo integrador e o desenvolvimento escolar de crianças portadoras de deficiência auditiva, partindo da forma de integração social deste individuo para o ambiente escolar, tornando-o um cidadão alfabetizado e o incluído no meio social. A inclusão da criança com surdez no ambiente escolar regular requer uma boa preparação tanto do aluno, quanto do educador, para que ambos se sintam capacitados à participar dessa integração. A família da criança portadora de deficiência auditiva tem um papel extremante importante, pois é a mesma quem fornece as avaliações audiológicas periódicas e informação da fonoaudiologia. A escola comum por sua vez, também terá que dispor de recursos que tornem mais significativo o processo de inclusão, como exemplo a acessória em relação a língua de sinais (libras), material concreto e visual, contato com os professores que tenham vivenciado situações parecidas e a orientação de professores de educação especial. O processo de aprendizagem se dá de forma em que o conteúdo curricular a ser desenvolvido pelo professor da escola comum seja exatamente o mesmo trabalhado com alunos ouvintes. O que caracteriza um aluno com deficiência auditiva ou não é a sua capacidade de aprendizagem, e não a deficiência que ele apresenta. Faz parte do processo educacional aprender a respeitar os limites e diferenças de todos.
Palavras-chave: Interação à escola, o processo de aprendizagem, métodos de treinamento e a comunicação com a criança deficiente auditiva.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi produzido como forma de pesquisa documental, baseado em estudos bibliográficos e de referências de autores. Também visa compreender o quão