O mercado e suas imperfeições
Joseana Suelen Mar
Prof. Eloi Frederico Grutzmacher
Faculdades Rio-grandenses e Estácio de Sá – FARGS
Administração/ Marketing - Microeconomia– 5° Semestre
30/11/2012
RESUMO
Quando falamos de mercado logo pensamos em algum lugar onde podemos ir comprar algo, mas na microeconomia a palavra mercado tem outro significado o significado de economia como poderemos identifica-lo e mantê-lo economicamente estável e acessível a todos, mas sabemos que existem falhas nesse tipo de mercados.
Palavras-chave: Economia, Mercado.
1 INTRODUÇÃO Antes precisamos saber a origem desta palavra mercado para podermos entender melhor o porquê de estar associada à microeconomia e também as imperfeições econômicas propriamente ditas. A palavra Mercado vem do Latim Mercatus, que inicialmente indicava um lugar público onde encontrávamos alguns gêneros alimentícios (palavra usada até hoje para nomear esses lugares), para um leigo talvez seja difícil entender o que o mercado onde se vendem produtos tem haver com a microeconomia ou a própria economia. Mas se prestarmos atenção tem e muito haver o mercado é o que faz a economia andar, pois há a troca da moeda por produtos fazendo a economia crescer e se estabilizar. Mas agora nos perguntamos, mas porque suas imperfeições? A resposta é simples na economia ou no mundo em geral nada é perfeito sempre teremos que estar aprimorando, e em muitas vezes a economia precisa desse aprimoramento para que possa manter o Estado estabilizado e em pleno funcionamento. Por isso neste artigo iremos identificar como funciona o mercado e como ocorrem essas imperfeições.
1 COMO FUNCIONA O MERCADO
Como já sabemos de onde vem o mercado precisamos saber o funcionamento e é nessa parte que o que falamos da feira onde é trocada a moeda por produtos entra para explicarmos melhor essa ideia de mercado.
Como sabemos o mundo que vivemos é um monto praticamente capitalista, ou seja, o dinheiro é quem manda, por