Inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais: automóveis adaptados
O Grupo Fiat, preocupado com este público, sendo o maior da indústria da Itália e em mais 60 países do planeta, desde que chegou ao Brasil, em 1976, estabeleceu sua relação com o país e principalmente com a sociedade, hoje sustentando um compromisso de respeito com seus clientes. Pioneira em inovação e tendo como característica a qualidade de seus produtos e responsabilidade social, destacou-se por ser a primeira montadora a projetar veículos para portadores de deficiência no Brasil, em 1996. (Disponível em: )
Este trabalho tem como objetivo destacar os projetos que o Grupo Fiat possui com relação à responsabilidade social, em especial os projetos destinados a automóveis adaptados a pessoas que possuam algum tipo de deficiência, sua inclusão e seus direitos perante a sociedade.
A importância deste estudo é a de mostrar que todas as pessoas tem direito a desfrutar do lazer e se locomover com liberdade e, a partir desta visão, destacar as medidas que o Grupo Fiat adota para promover este direito as pessoas que têm alguma necessidade especial ao utilizarem um automóvel.
Para a elaboração deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, em livros relacionados a responsabilidade social, artigos científicos sobre empresas do ramo automobilístico e dados sobre a empresa Fiat. Também através de visita técnica a empresa onde, em entrevista, foram destacados pontos sobre a empresa e sua colaboração para com pessoas com necessidades