resumo enfermagem trabalho
2014
Fernanda Lima Costa
SEGURANÇA DO TRABALHO
HIGIENE DO TRABALHO
SANEAMENTO DO MEIO
Segunda atividade referente à turma iniciada em outurbro de 2014.
São Luís/MA
2013
A segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias com o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A enfermagem, juntamente com os demais profissionais da área da segurança, higiene e medicina do trabalho, identifica, avalia e controla situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável às pessoas, de forma a preservar a saúde do trabalhador (CEUMA, 2011).
De acordo com Lucas (2004):
Nas ultimas décadas, ocorreram mudanças significativas na natureza do trabalho e nos postos de trabalho, bem como na economia das organizações, sendo dada prioridade ao ser humano como trabalhador, à qualidade de vida no trabalho e à saúde e segurança no ambiente laboral.
Entre as principais atividades da segurança do trabalho destacam-se a prevenção de incêndios, a prevenção de acidentes e a prevenção de roubos (CEUMA, 2011).
No tocante à prevenção de acidentes, tendo em vista que as causas de acidentes se devem a falhas humanas e falhas materiais, sua prevenção dá-se pela eliminação da pratica de atos inseguros, eliminação das condições inseguras e da pratica de atos inseguros (CEUMA, 2011).
As primeiras poderão ser eliminadas, inicialmente, através de seleção profissional e exames médicos adequados, e posteriormente através da educação e treinamento; as segundas, através de medidas de engenharia que garantam a remoção das condições de insegurança no trabalho (CEUMA, 2011).
As doenças ocupacionais estão ligadas à modificação no estado de saúde do trabalhador, e originam-se através da condição de trabalho desempenhada pelo trabalhador em seu trabalho e até mesmo em situações pessoais do indivíduo que