RESUMO DO ARTIGO ‘’O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI NEONATAL E O CUIDAR HUMANIZADO’’
O artigo fundamenta-se na pesquisa descritiva e exploratória, qualitativa, usando como base de dados a vivencia dos profissionais de enfermagem na UTIN com o seu processo de trabalho através de entrevistas.
Segundo a entrevista, os profissionais de enfermagem não tem respostas definidas das perguntas, consequentemente, há uma desunião ou má informação/conhecimento do que realizam diariamente em seu trabalho, como por exemplo a pergunta realizada ‘Qual seu objeto de trabalho?’ e obtiveram várias respostas, confundindo muitas vezes com o material de trabalho ao invés do ser humano.
Os profissionais de enfermagem sofrem várias alterações durante o seu desenvolvimento de trabalho como os óbitos, a família, a dupla jornada, os problemas pessoais e profissionais por exemplo, assim prejudica o resultado final para que o seu objeto seja curado. Devido essa falta de cuidado com os bebês em questão pelo artigo, atualmente estimula-se mais o cuidado humanizado para com os mesmos e com os familiares.
O profissional de enfermagem para tornar o seu trabalho mais eficiente, precisa ter cautela, paciência, fazer o que gosta e ter empatia pelas pessoas independente de quem seja. Como o artigo se refere em UTIN, se o profissional, explicar todo o procedimento para os pais, como os materiais, os equipamentos, os procedimentos, os medicamentos e levarem eles para conhecerem o local, ajudará muito na clareza e entendimento dos pais, diminuindo o estresse no momento e tendo melhores resultados com a alta dos recém-nascidos.