A Enfermagem Enquanto Disciplina Profiss O E Trabalho Resumo
NAYARA LOUISE SILVA PEREIRA
A ENFERMAGEM ENQUANTO DISCIPLINA PROFISSÃO E TRABALHO
BRASILIA, 26 DE MARÇO DE 2014.
A CONSTRUÇÃO DO EU NA MODERNIDADE
1º capítulo: Introdução
O livro é dedicado ao estudos das condições que levaram ao surgimento da psicologia, no final do século XIX. O autor utiliza outras recursos não apenas os textos teóricos, mas também a literatura geral, filmes imagens e músicas de época. A maior esperança do livro é a de convidar, os alunos de psicologia a pensar nas relações dessa área de pensamento com o restante do conhecimento. Além disso convida o público leitor geral a compreender e refletir um pouco sobre a história dos problemas filosóficos que resultaram no perfil do século XX.
Para organizarmos o nosso percurso tomamos algumas teses. A tese básica que orienta este percurso é de Luís Cláudio Figueredo. Ele nós propõe de que houve duas pré-condições para o surgimento de psicologia com ciência. A primeira tese seria a afirmação da ideia de que as pessoas são indivíduos livres. Já a segunda seria a concepção do sujeito entrando em crise, ou seja, um sujeito em crise de identidade e a procura de um profissional que lhe pudesse dar estabilidade. Será justamente na passagem da Idade Média para o Renascimento que iniciará esse percurso. A afirmação do sujeito chegará a seu ponto máximo no século XVII. Então iniciará uma longa crise até o final do século XIX. Mas é somente no final do século XIX surgem os primeiros projetos de psicologia.
CAPITULO: 2 A PASSAGEM DA IDADE MEDIA AO RENASCIMENTO
No Renascimento é quando nasce o humanismo moderno. Conforme Luís Claúdio Figueredo, seria neste período que passaria a se afirmar uma concepção de subjetividade privada. Aonde se incluía a ideia de liberdade do homem e de sua posição como centro do mundo.
Se voltarmos a filosofia da Grécia clássica, certamente encontraríamos algo parecido com