defesa Multa jari 162 CTB
FULANA DE TAL, brasileira, solteira, desempregada, portador do RG nº ...., inscrito sob o CPF nº ..... e CNH ......., residente e domiciliado na Rua aham, nº 262, Bairro Sim, na cidade de CIDADE - ESTADO, vem respeitosamente perante essa câmara julgadora, por meio de seu advogado1, devidamente constituído, propor:
RECURSO
em face do Auto de Infração de n° ......, referente a autuação por infração de trânsito, com fundamento no art. 5º, incs. XXXIV – alínea “a”, LIV e LV, da Constituição Federal e demais normas legais aplicáveis, requerendo o definitivo arquivamento do auto de infração, sem mais efeitos, conforme os motivos de fato e de direito em seguida expostos:
PRELIMINARMENTE
Primeiramente, cabe informar que fora imposta a multa em nome de CICLANO DE TAL, ao qual era proprietário do veículo descrito no auto de infração.
No entanto a multa não cabe mais ao mesmo, uma vez que o Sra. FULANO DE TAL, fez a compra do referido veículo, sendo que o mesmo não foi transferido até o referido momento.
Assim, no momento da infração quem estava com o veículo era o seu verdadeiro dono de fato, ou seja, quem detém da posse, sendo que a infração foi imposta ao antigo proprietário, erroneamente.
Desta forma, vem informar que o responsável pela infração é a requerente, assim requer desde já a transferência da pontuação para que seja em nome da requerente.
DO MÉRITO DA INFRAÇÃO:
A requerente não concorda com a aplicação de penalidade de estar conduzindo veículo sem habilitação; conforme art. 162, I, do CTB.
De acordo com o que se vê nos autos, a presente notificação foi imposta pela prática do delito tipificado no art. 162, I do CTB, o qual apresenta a seguinte redação:
Art. 162. Dirigir veículo:
I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três