Relatório das aulas praticas de Química Orgânica
ANA PAULA DA SILVA MOREIRA
ANNA CECÍLIA RODRIGUÊS BARBOSA FEITAS
LUZIETE CRISTINA MATEUS DOS SANTOS
MARINA APARECIDA RODRIGUES CAMILO
RELATÓRIOS DAS AULAS PRÁTICAS
SÃO LUIS DOS MONTES BELOS/2013
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
Introdução
As misturas heterogêneas são aquelas que geralmente apresentam mais um tipo de fase, sendo possível neste caso, os componentes ser separado por processos físicos. Um exemplo de separação de mistura heterogênea é a filtração simples, onde vou ter um líquido com partícula sólida que não se mistura e que se separa com o auxílio de papéis de filtro. Exemplo: preparação do café. E a filtração a vácuo, é o processo de filtração que pode ser acelerado reduzindo a pressão interna.
Objetivo
Observar o procedimento de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido/líquido.
Materiais
Béquer, bastão de vidro, funil de vidro, papel de filtro, suporte de ferro, kitassato, carbonato de cálcio, sulfato de cobre e água destilada.
Métodos
Na filtração simples, fizemos uma mistura de água destilada, sulfato de cobre e carbonato de cálcio, e misturamos com o bastão de vidro. Dobramos o papel de filtro conforme foi ensinado e colocamos no funil, vagarosamente adicionamos a mistura no funil e esperamos a filtragem ser feita. Na filtração á vácuo a passagem do líquido é feita devido à força da gravidade. Conectamos uma bomba de vácuo no funil. Preparamos a mesma mistura e depois pegamos o kitassato e colocamos o anel de vedação (feito com papel filme) e em cima colocamos o funil de Buchner com o papel de filtro molhado, para grudar na parte da base do kitassato. Logo depois de ligado a bomba, a mistura começou a ser filtrada trazendo a parte líquida para baixo.
Resultados
Cada grupo tiverem resultados positivos à aula de filtração simples e filtração a vácuo de misturas heterogêneas.
Conclusão
Com a aula prática, concluímos que, a filtração simples e a filtração a vácuo só é