Decisão de compra
Nathan acabou de arrumar um novo emprego em uma grande empresa de fertilizantes e agora começa a pensar em seu futuro fora da casa dos pais, que já estão um pouco incomodados com o comodismo de Nathan. Um amigo de Nathan então mostrou aos pais de Nathan algumas imobiliárias e trocou algumas ideias sobre condomínios e casas, pois ele havia acabado de se casar e comprar uma casa. Os pais de Nathan resolveram fazer uma surpresa, e então compraram uma casa ao lado da de Jorge seu amigo, e agora Nathan e Jorge são vizinhos e os pais de Nathan estão sempre visitando ele nos almoços de domingo para descontar o tempo que Nathan se acomodou na casa deles. Quem é o verdadeiro cliente da imobiliária? Nathan que recebeu a casa? Seu amigo Jorge que indicou aos seus pais as sugestões? Os pais que pagaram pela casa?
No exemplo de Nathan, Seus pais são os iniciadores, pois os mesmos já estavam cheios de Nathan acomodados em casa e aproveitaram a oportunidade do novo emprego de Nathan para começar a dar dicas de que ele precisava de uma casa só para ele. Há a possibilidade de Nathan ter sido o próprio indicador em algum momento, se ele mesmo tivesse se tocado antes mesmo de seus pais começarem a reclamar do comodismo. Jorge o amigo de Nathan é um provável influenciador, pois mostrou a eles opções de casas e imobiliárias.
O decisor é os pais, pois se tratou de um presente surpresa, que custou dinheiro das economias da família. Embora Nathan possa vir a se casar, e seus pais visitarem ele sempre, ele é o principal usuário da casa.
Papéis do comprador:
Iniciador (Pais de Nathan ou Nathan): é aquele que tem a primeira ideia ou necessidade de efetuar uma compra.
Decisor (Pais de Nathan): é quem toma a decisão final de compra.
Influenciador (Jorge Amigo de Nathan): é aquele que tem conhecimento e ajuda na determinação de características, modelos.
Comprador (Pais de Nathan): é quem faz a compra fisicamente.
Usuário