Processo decisão de compra
Os elementos do processo podem ser sintetizados nas seguintes etapas: (a) reconhecimento do problema; (b) busca de informações; (c) avaliação de alternativas; (d) decisão de compra; e (e) comportamento pós-compra. Kotler (2000); Engel, Blackwel e Miniard (1999).
[pic]
1.1 Reconhecimento de uma necessidade/problema. Esse processo de tomada de decisão começa com o consumidor reconhecendo um problema a ser resolvido ou necessidade a ser satisfeita, sendo provocadas por estímulos externos (convite a um casamento, anúncio em rádio) e internos (fome, cansaço, sede). Deste modo, Engel, Blackweel e Miniard (2000), definem o reconhecimento de necessidade como a percepção de uma diferença entre a situação atual do consumidor (estado real) e situação em que quer estar (estado desejado).
1.2 Uma vez ocorrido o reconhecimento de necessidade, o consumidor ocupa-se de uma busca de informações para satisfazer sua necessidade, na busca interna os consumidores recuperam da memória permanente informações sobre produtos ou serviços que podem resolver um problema enquanto que na busca externa; A busca das informações, podem ser obtidas através de várias fontes de informações. Essas informações podem ser pessoais (família, vizinho), comerciais (propaganda, vendedores), públicas (comunicação de massa) e experimentais (manuseio, uso do produto) e a quantidade relativa e a influência dessas informações variam de acordo com a categoria de produtos e as características do comprador.
1.3 Com base nas informações coletadas, identificam e avaliam maneiras de satisfazer suas necessidades e desejos: alternativas de escolha.
1.4 Uma vez que o consumidor tenha avaliado as alternativas, ele efetua a compra, e segundo Czinkota, et al (2001, p.157), (decisão de compra): “há três etapas de ações de compra: identificação da escolha, intenção de compra e implementação da compra”.
1.5 O ato de comprar pode resultar em