Turismo
ÍNDICE
Introdução…………………………………………………………………………………………………………..pág. 3
O Tango Argentino………………………………………………………………………………………………pág. 4
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………pág. 9
Webgrafia…………………………………………………………………………………………………………..pág. 10
O TANGO ARGENTINO
A aproximação de dois corpos numa intimidade soberba, combinação de sensualidade, enquanto as pernas se movem com uma velocidade e destreza incomparáveis, o relaxamento da parte superior do corpo contrasta a dança.
Ao som de Luz Casal, “piensa en mi”, ainda hoje me recordo com arrepio e saudade do par dançarino da peça “Aquarium” da companhia de dança portuguesa Vortice Dance Company, tão sensuais e intensos, ao som de uma música que não é vulgar nos shows de tango. É indescritível o que me transmitiu, ficando apenas pela memória e insaciável sensação.
Embora essa “sensação” não teve retorno quando assisti ao bailado da companhia que vem do coração de Buenos Aires, “O Tango – The ultimate show”, reconhecido como o melhor espectáculo de Tango actual, dezassete artistas Argentinos abrem as portas do misterioso, nostálgico, sensual e mágico mundo do Tango. Foi um espectáculo admirável e fantástico, que remonta à sua origem e história através da versão teatralizada contando com os cenários em palco e do guarda-roupa, com os bailarinos e os Tangueros (músicos).
“A música tem uma expressão sublime e vibrante que aborda diferentes sentimentos, que vão desde o êxtase, a paixão e a conquista até à melancolia e o lamento. O tango é a própria vida em forma de arte, vivida de uma forma complexa e profunda”
Foi neste contexto que os primeiros passos do tango foram dançados nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires, nos princípios do século XIX. Ritmos trazidos pelos escravos africanos e mais tarde pelos negros cubanos, “um lugar onde pessoas de cor negra se encontram para dançar”, cujos sons misturados despertaram os ouvidos dos emigrantes europeus e assim se inspiraram para uma