TURISMO
A actividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por período inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de actividade remunerada por entidades do local visitado viagem turística é a viagem que satisfaz estes critérios.
Turista é o indivíduo que a realiza viagem turística com pernoite, sendo aquele que não pernoita chamado de excursionista. O turista também se distingue de outros tipos de viajantes, como imigrantes, nómadas, tripulação, diplomatas e militares.
Historial do Turismo
O turismo, tal como o conhecemos actualmente, nasceu no século XIX na sequência da Revolução Industrial, que possibilitou as deslocações tendo por objectivo o descanso, o ócio, ou ainda motivos sociais ou culturais. Anteriormente, as viagens prendiam-se mais com a actividade comercial, os movimentos migratórios, as conquistas e as guerras.
Recuando no tempo, há que ter em conta que, na Grécia Antiga, já existia uma incipiente actividade turística com as Olimpíadas (ou Jogos Olímpicos) já que, de quatro em quatro anos, milhares de pessoas se deslocavam para assistir ao evento.
Actualmente, o conjunto de actividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do mundo e tem sido uma das actividades que mais cresceu na última década. O facturamento do turismo nesse período coloca o sector ao lado da indústria petrolífera, da indústria automobilística, da indústria de armamentos e dos serviços financeiros, incluindo uma gama variada das actividades citadas anteriormente.
Turismo comercial
Considera-se que o inglês Thomas Cook terá sido o pioneiro no turismo enquanto actividade comercial. Em 1841, levou a cabo a primeira viagem organizada da história, um antecedente daquilo que hoje é um pacote turístico. Uma década mais tarde, fundou a primeira agência de viagens do mundo: a Thomas Cook and Son.
Hoje em dia, o turismo é uma das principais indústrias a nível global. Pode-se estabelecer uma diferença entre