Turismo
TURISMO
O turismo é um fenômeno de características espacialmente abrangentes, posto que abarca várias dimensões: social, política, cultural, ambiental e econômica., constitui-se numa atividade econômica que pertence ao setor terciário e compõe-se em um conjunto de bens e serviços que se vende aos turistas. Estes serviços turísticos constituem-se em: meios de hospedagem; meios de transportes; entretenimento e lazer; alimentos e bebidas, entre outros. Tais serviços estão necessariamente inter-relacionados de tal forma que a ausência de um deles pode inviabilizar a venda ou a prestação de todos os outros. Pode-se afirmar também que o turismo é o conjunto das relações e fenômenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas para fora de seu lugar de residência, sempre que o deslocamento ou estadia não esteja motivado por uma atividade lucrativa. Ressaltamos ainda, que segundo Acerenza (1984)¹, distinguindo o turismo dentre outras atividades, ela “necessita de deslocamento, de recursos financeiros, de tempo disponível e de motivação”.
O dinamismo econômico dessa atividade faz com que ela seja tão importante para os países, estados e cidades com o potencial turístico, haja vista que o turismo é uma mola propulsora do desenvolvimento destes locais devido ao efeito multiplicador dos recursos financeiros trazidos pelos turistas, ou seja, eles gastam em hotéis, bares, restaurantes, cinemas e etc., por fim geram as receitas do Governo através dos impostos recolhidos nestes estabelecimentos.
Atualmente a indústria do turismo está oscilando entre o 2° e o 3° setor de maior movimentação econômica em escala mundial. O turismo é uma das atividades que mais emprega pessoas em todo o planeta. É a maior indústria do mundo em termos de produção bruta, que passa dos US$ 3,4 trilhões de dólares segundo a Organização Mundial do Turismo. Esses números mostram a importância que o turismo tem para o mundo,