farmacologia
1. Selecione um analgésico para o caso e justifique sua escolha.
O analgésico escolhido foi o Meloxicam, a escolha por esse fármaco deve-se a ele ser não seletivo cox-1 e cox-2, no entanto possui uma maior seletividade para a enzima cox-2 ele atua com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. É indicado em processos inflamatórios em que há dor, edema e disfunção decorrentes o que proporcionam desconforto ao paciente.
2. Descreva seu mecanismo de ação.
Sua ação anti-inflamatória decorre da inibição de síntese de prostaglandinas, efetuada mediante inativação das ciclooxigenases constitutiva (COX-1) e induzível (COX-2).
Sua atividade antipirética deve-se principalmente pela inibição da produção de prostaglandina no nível do hipotálamo (controle da temperatura corporal).
Sua ação analgésica ocorre devido ao bloqueio das prostaglandinas por inibição da cox.
3. Cite a forma de prescrição justificando.
Os comprimidos de Meloxicam devem ser ingeridos com um pouco de água ou algum outro líquido, juntamente com alimentos. A dose total diária deve ser tomada como uma dose única.
A dose administrada deve ser de 7,5 mg uma vez ao dia. Se necessário, a dose pode ser ajustada para 15 mg, uma vez ao dia.
Quanto maior a dose e o tempo de uso, maior o risco e a intensidade das reações adversas, por isso deve-se utilizar a menor dose diária eficaz durante o menor tempo possível.
4. Quais são os potenciais riscos do fármaco assim prescritos? Justifique sua ocorrência.
Os riscos que podem ser desencadeados pelo uso do fármaco incluem:
Trato gastrintestinal: má digestão, náusea, vômito, dor abdominal, alterações transitórias dos parâmetros da função hepática, flatulência, esofagite, úlcera gastroduodenal, hemorragia gastrintestinal oculta ou macroscópica; perfuração gastrintestinal, colite, hepatite e gastrite.
A ocorrência desses efeitos adversos esta relacionada com o bloqueio da formação da