tipos de decisão de compra
Quando o consumidor inicia o processo de compra pela primeira vez (compra inicial), podemos chamar essa ação de solução de um problema.
O processo De decisão da compra é mais detalhado e rigoroso na solução de Problema Ampliado. Usada por consumidores na compra, por exemplo, de automóveis, roupas caras, imóveis, hotéis para férias e outros produtos e serviços importantes para os quais os custos e os riscos de uma decisão errada são altos. Uma avaliação bem rigorosa antecede o ato de comprar e usar devido à importância da escolha certa.
Na solução de Problema Limitado, na maioria das vezes, os consumidores não têm nem tempo, nem recursos, nem motivação para preocupar-se com uma compra complexa. É comum simplificar o processo e reduzir o número e a variedade de fontes de informação, alternativas e critérios usados para a avaliação. A escolha é frequentemente feita usando uma regra simples, como comprar uma marca que eu conheço ser mais cara ou comprar a marca mais barata. Por ser um processo de compra menos complexo, pouca busca por informação e avaliação acontece antes da compra. Esse dois estágios, busca de informação e avaliação de alternativas, são passados de maneira bem superficial e não tão rigorosa quanto no SPA.
Na compra de um chinelo por exemplo, por ser um produto de preço relativamente baixo, que têm substitutos próximos e aceitáveis, portanto, tendem a ter um baixo envolvimento.
No caso da compra de um carro, Todos os estágios do processo decisório serão seguidos. Uma avaliação bem rigorosa antecede o ato de comprar e usar devido à importância da escolha certa.
1. SPA – A Solução de Problema Ampliada ocorre quando o processo de decisão de compra for particularmente detalhado e rigoroso, isto é, complexo.
As pessoas mostram-se abertas a receber uma grande quantidade de informações, além da avaliação de várias alternativas para fazer a “escolha certa”, como no caso de compras de automóveis,