Dação
A LINGUAGEM POLITICAMENTE CORRETA NO BRASIL: UMA LINGUA DE MADEIRA?
O texto fala, sobre uma linguagem politicamente correta no brasil. O texto começa falando sobre a relação entre som e sentido, e que as palavras tem significados diferentes, dependendo do contexto onde foram empregadas e dos seus enunciados, fala também que certas palavras, que fazem com que certos textos sejam considerados racistas, machistas e etc, abandonando assim a hipótese do movimento do politicamente correto.
O movimento do politicamente correto é resultado da organização das minorias, sua pouca força no Brasil é por causa da má organização das minorias. O movimento em especial combate ao racismo e ao machismo, ele é um movimento confuso, onde aceita algumas teses. Para algumas pessoas, este movimento corre o risco de transformar em uma forma de censura e um dos seus efeitos seria o cerceamento da liberdade de expressão, para outros, imaginam que as línguas iriam empobrecer, mas a atividade do movimento é além de combater termos negativos e também propor a substituição de tais termos por outros, que seriam neutros ou objetivos.
A cartilha do politicamente correto em direitos humanos, foi publicada em 2005 e foi recolhida por causa da reação adversa que causou nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira, para a cartilha o sentido preconceituosos dos termos, estariam colocados nas palavras e não inoculados de historicidade como defende a AD.
A luta do politicamente correto no Brasil constituiu em um processo linguístico e discursivo que tenta diminuir as desigualdades e os prestígios de determinados grupos sociais, o movimento tem méritos políticos óbvios, mas infelizmente ainda comete equívocos bestas.
Academico: Igor Montalvão Correa
Turma: Direito/ 2° Periodo - Matutino
A linguagem politicamente correta no Brasil, é na verdade uma linguagem politicamente incorreta, pois nem todas as pessoas tem acesso e ainda, existe uma