Tipos de Tecido
INTRODUÇÃO
O termo histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) refere-se ao estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, sua formação, estrutura e função. As células agrupadas com as mesmas características formam um tecido. Existem quatro tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Cada um desses tipos principais apresenta variações. Um órgão geralmente é composto por vários tipos de tecidos.
TECIDO EPITELIAL
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. Tem função sensorial, proteção, absorção e secreção. O tecido epitelial é classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
As células do epitélio de revestimento apresentam polaridade, um polo é voltado para a superfície, denominado região apical e o outro polo é voltado para o tecido conjuntivo subjacente, denominado região basal. O tecido epitelial é avascular, logo se nutre via difusão de substâncias a partir do tecido conjuntivo.
Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados de acordo com a forma das células (escamosa ou pavimentosa, cúbica e cilíndrica ou colunar) e com o número de camadas (epitélio simples), como nos túbulos renais, estratificado, várias camadas de células, como no caso da pele e pseudo-estratificado, única camada de célula, mas por serem células de diferentes comprimentos, dão a impressão de que são várias camadas, como as células do trato respiratório.
O tecido epitelial de revestimento apresenta algumas especializações. Na região basal, podem surgir às micro vilosidades, que são projeções microscópicas da membrana plasmática,