Dança na escola
Como diz Marques, “hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e politico do nosso corpo em nossa sociedade e, portanto, da dança”.
A dança na escola é possível e, na verdade a possibilidade de sua presença já esta comprovada historicamente há varias décadas. Porém, a dança também é possível numa escola, onde se preze por uma educação sincera, onde as contradições estejam colocadas e a busca de esclarecimentos seja constante. Uma escola onde a diversidade seja garantida tanto entre os sujeitos quanto entre as práticas, e esta diversidade na seja apenas quantitativa, mais qualitativa e relevante.
Quando se fala dança e educação está se referindo em usar a dança como mecanismos de aprendizagem e ferramenta pedagógica utilizando ao máximo as suas possibilidades. A dança é um mecanismo que permite aos alunos e professores um aprendizado que vai além de realizar movimentos, norteando a problematização de como a dança é instrumento de educação e cultura no processo de ensino aprendizagem, e pode ser incluída no projeto politico pedagógico de forma a favorecer o desenvolvimento corporal dos estudantes. É possíveis através de atividades com a dança respeitar as diferentes culturas corporais, as atividades extraclasse com a dança propicia vantagens de criatividade e expressão através de seus movimentos, e se fosse inserida no currículo do ensino seria mais aproveitada.
A dança tem uma função pedagógica especifica na escola que se traduz na criação de movimentos criativos e de livre expressão da criança. Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do