Dança na escola
Esse trabalho apresenta a dança enquanto um processo educacional, que por sua vez não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Além de favorecer no processo de construção de conhecimento. Para isso o professor deve trabalhar a dança como um conteúdo, projeto e assim por diante, no decorrer do trabalho veremos como a dança pode ser trabalhada na escola e os problemas enfrentados na sua prática.
DANÇA
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Planejamento: Com brincadeiras que ajudam as crianças a conhecer melhor o seu corpo, alguns jogos que possam vir a capacitar os alunos para realizar tais movimentos que se exija na dança. Como por exemplo: os alunos desenharem figuras geométricas com o corpo, como linhas e triângulos.
Metodologia: Nas primeiras semanas discutir com os alunos à respeito, começar a preparar os alunos para a consciência corporal deles e dos outros também, a seguir, começar a levar alguns movimentos, para serem implantados na coreografia da música e dança escolhida junto com os a alunos.
Avaliação: por desenvolvimento, desenvoltura, melhora e finalização. O professor tem de ter o olhar crítico em saber que são crianças tentando uma forma diferente de aprendizagem.
Benefícios: A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e