Dança na escola
Os passos da dança na escola
AUGUSTO, Ellen Lúcia Barbosa
1. INTRODUÇÃO
1.2 DELIMITAÇAÕ DO PROBLEMA
A dança nas escolas são marcadas por datas comemorativas, onde o professor de Educação Física fica com a maior responsabilidade quanto ao movimento corporal, e visto que em sua graduação há a disciplina de dança. A dança passa a ser vista como algo para relaxar alunos, acalmar, sair da rotina de estudo e assim proporcionando um maior desempenho dos mesmos na sala de aula.
Atentamos a realidade para o presente trabalho, em que visa a importância da dança na escola, não como “relaxante”, mas entre outros aspectos relevantes como um todo para o conhecimento, seja ele, cognitivo, afetivo e motor. Sendo assim, simplesmente levar a dança nas escolas não é uma tarefa fácil, precisa de um conhecimento previu uma qualificação.
Diante dos fatos, a análise do tema se faz necessária. Torna-se importante saber como trabalhar à dança sem distanciar dos conceitos de arte e criação artística.
1.2 OBJETIVO
1.2.2 OBJETIVO GERAL
Proporcionar oportunidades de dança na escola para que o aluno possa desenvolver os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas. O professor de Educação Física se utiliza da dança, mas no aspecto biológico que é sua área de atuação.
Construir conhecimentos por meio da dança, elementos para a formação social, englobando a sensibilização e consciência do aluno em relação a sua postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, como também as necessidades de expressar, comunicar e criar.
Através de gestos feitos no cotidiano, inserir a dança como forma de contextualização e interpretação, por meio da dança Hip-Hop, por ser uma das danças que trabalham bastantes movimentos com oscilações fortes e fracas possuindo diversas possibilidades de trabalho.
1.2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Estabelecer as