Custos por ordem de produção
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
OS CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO
CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 1. ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE CUSTEAMENTO 5 1.1. SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 5 1.1.2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO 5 2. SISTEMAS DE CUSTEIO 7 3.1. SISTEMA DE CUSTEIO HISTÓRICO 7 3.2. SISTEMA DE CUSTEIO PREDETERMINADO 8 3. MODALIDADES DE CUSTEIO 9 4.3. MODALIDADE DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 9 4.4. MODALIDADE DE CUSTEIO VARIÁVEL 10 4. EXEMPLO PROPOSTO 10 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
As constantes modificações na economia global têm exigido eficazes e eficientes políticas administrativas, uma vez que os setores econômicos estão cada vez mais competitivos. Em suma, a sobrevivência da empresa pode depender do sucesso de suas atividades produtivas. Neste sentido, a contabilidade de custos vem a ser um apoio às decisões administrativas/produtivas, visto que uma comparação entre a compra e a produção, ou a definição dos elementos do custo, que irão se refletir no preço do produto, são fatores fundamentais que garantem o sucesso ao inserir um produto no mercado, e que se erroneamente codificados podem influenciar para o insucesso ou até mesmo uma infração em uma lei.
Com a intenção de auxiliar positivamente competitividade empresarial, para que haja este maior controle e planejamento sobre os custos, apresentamos neste trabalho, o Sistema de Custo por Ordem de Produção, o qual consiste em acumular os custos de acordo com cada encomenda de produção expedida, atendendo a pedidos específicos de clientes ou a necessidades internas.
1. ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE CUSTEAMENTO
Na estrutura básica de um sistema de custeamento, são reconhecidos os seguintes elementos: * Sistema de acumulação de custos; * Sistema de custeio; * Modalidade de custeio.
1.1 SISTEMAS DE