analise de custo
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
PRODUÇÃO POR ORDEM OU ENCOMENDA
Existem dois fatores que determinam o tipo de custeio; se por Ordem ou por Processo (Contínuo): a forma de a empresa trabalhar e a conveniência contábil-administrativa. Quanto à forma, principal responsável pela distinção, basta lembrar que se a empresa trabalha produzindo produtos iguais de forma contínua (um ou vários), fundamentalmente para estoque, isto é, para venda, terá já caracterizada sua natureza. Se produz atendendo a encomendas de clientes ou, então, produz também para venda posterior, mas de acordo com determinações internas especiais, não de forma contínua, já se terá incluído entre as de Produção por Ordem.
São exemplos comuns de Produção por Ordem:
- Estaleiros que fabricam navios por encomenda,
- Oficinas gráficas que atendem às encomendas dos clientes,
- Empresas de consultoria de organização que prestam serviços por encomenda,
- Firmas de auditoria que fazem auditorias diferentes em empresas diferentes,
- Firma de construção civil que executam obras diferentes,
Fábrica de equipamentos pesados que recebem encomendas dos clientes.
São exemplos comuns de Custeamento por Processo:
- Empresas de alimentos,
- Fábrica de bebidas,
- Produtores de Cigarros,
- Indústrias Têxteis,
- Laboratórios Farmacêuticos,
- Empresas de Transporte Coletivo,
- Refinarias.
Muito comumente encontramos empresas que trabalham parte de uma forma, parte de outra; uma indústria de fechaduras, por exemplo, fabrica pelo menos parte dos componentes em série, de forma contínua, mas o setor de montagens produz por Ordem, produzindo ora um tipo oura outro de fechaduras. Ou uma indústria de plásticos pode produzir as folhas desse material em série, mas ao transformá-las em embalagens, fazê-las por Ordem, fabricando cada modelo de uma vez.
No Custeamento por Ordem de Produção cada elemento do custo é acumulado separadamente, segundo ordens específicas de produção, emitidas pela