Analise de Custos
A alavancagem financeira em maior ou menor grau passa por uma análise do passivo oneroso e das implicações que um maior endividamento pode trazer à organização. A análise da estrutura do capital pode ser mensurada pela formulação proposta a seguir. Em linhas gerais, a decisão de endividamento deve ser norteada pelo seu custo; logo, o custo da dívida deve ser inferior aos ganhos propiciados pela aplicação realizada na empresa.
Índice de Endividamento Endividamento = total de dívidas total de ativos 6
No entanto, cabe destacar que os ganhos provenientes das aplicações realizadas nem sempre são efetivamente mensuráveis e conhecidos pelas organizações. Ademais, o contexto empresarial mostra-se afetado por uma série de conflitos que acabaram por originar teorias divergentes que subsidiam a decisão financeira. A esse respeito, Correa, Basso e Nakamura (2007) afirmam que diversos estudos teóricos e empíricos realizados nas últimas décadas têm focado a estrutura de capital das empresas, tendo sido encontrados uma diversidade de resultados, os quais, dada a sua amplitude, conduzem à conclusão de que o assunto ainda não está bem resolvido. gráfico Resumo:
Contexto do Estudo de Caso
A pesquisa foi realizada na empresa Neto Indústria e Comércio de Pescados Ltda., situada na cidade de Laguna (SC), no mês de agosto de 2004. É uma organização de médio porte, responsável pela geração de quase uma centena de empregos na região onde está sediada. Atua no ramo pesqueiro desde 1977, capturando e comercializando pescados oceânicos ou cultivados em cativeiro por terceiros. Por ocasião do estudo, contava com 8 (oito) embarcações pesqueiras e 22 (vinte e dois) caminhões empregados para distribuir o pescado na região sudeste (principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo) e nos três estados do sul do país. Além disso, parte de sua produção é exportada para os Estados