Bacharel
Resumo
A Gestão da cadeia de suprimento engloba todos os estágios direta ou indiretamente no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadores, depósitos, varejistas e até mesmo os clientes.
A mesma é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, de produtos e dinheiro entre os diferentes estágios.
O principal motivo pela existência de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer as necessidades do cliente em um processo gerador de lucros.
SCM (Supply Chain Management) ou Gestão Cadeia de Suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: Transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, e nas próprias empresas e finalmente nos clientes. Uma gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta a exigência do cliente – afinal, isso é a qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios direta ou indiretamente no atendimento com de um pedido de um cliente. A cadeia não inclui apenas fabricantes e fornecedores mas também transportadores, depósitos, varejistas e até mesmo os clientes.
A mesma é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, de produtos e dinheiro entre diferentes estágios.
O principal motivo pela existência de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer as necessidades do cliente em um processo gerador de lucros.
A cadeia de suprimentos é na verdade composta por redes. O nome mais correto para a cadeia de suprimentos deveria ser redes de suprimentos.
Uma cadeia pode envolver vários estágios como:
Clientes;