Análise de custos
Com a globalização, alto desenvolvimento tecnológico e atuação em um ambiente fortemente concorrência, as entidades tem se aprofundado em gestão de custos na tentativa de maximização de resultados, visto que no momento atual, a sobrevivência empresarial não passa apenas por aumento de preços dos produtos, mas de uma adequação mercadológica, onde única e exclusivamente devem ser seguidas as normas ditadas pelo mercado.
Conceitualmente custo é o gasto que é aplicado na produção ou em qualquer outra função de custo, gasto esse desembolsado ou não. É o valor aceito pelo comprador para adquirir um bem ou é a soma de todos os valores agregados ao bem, desde sua aquisição, até que ele atinja o estágio de comercialização. Os custos, para atender os seus objetivos específicos e facilitar o entendimento prático, são classificados de diferentes formas limitando o número de contas numa lista pré-determinada num rol das contas de cada empresa.
As decisões referentes a custos em uma empresa são específicas. Variável de empresa para empresa. Cada uma deve primeiro definir em qual seu objetivo e uma forma de atuar. Ao fazer um planejamento de redução de custos deve-se considerar muito o ramo de sua atividade, a legislação e fatores específicos da empresa. A abertura do mercado internacional permitiu uma outra opção às empresas, a importação. Sendo assim, uma empresa passa ter outra opção de obtenção de produtos.
A análise de Custos possui duas importantes funções como ferramentas para as empresas: auxílio à tomada de decisão, ao fornecer informações que mostram consequências de curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, redução de custos, formulação de preço de venda, terceirização de serviços etc.; e melhoria do controle da empresa, colaborando com a elaboração de orçamentos e subsequente comparação entre orçado e realizado.
Tem se por objetivo a identificação do custo das diferentes atividades da empresa de forma