França
Raramente eram convocados pelo monarca para decidirem questões relevantes e, cada estado tinha direito a um voto. Os únicos pagantes de tributos era o terceiro estado e isso não os agradava, por que eles não possuíam nenhum privilegio.
Na França existia 5 fontes de direito:
Monarquia Absolutista - Antigo Regime, uma longa fase da história monárquica francesa.
Feudalismo, - Idade Média, organização baseado nas relações servo-contratuais.
Escrituras-
Direito Natural – Jus naturalismo, direito fundado na natureza das coisas etc.
COMMON LAW - Direito Comum, decisões judiciais que se baseavam na tradição, costume e no precedente.
Em 1791, foi aprovada a primeira Constituição na França, inaugurando uma monarquia constitucional com um governo representativo, assinou com direitos políticos, garantiu o voto direto e periódico, o governo pelas leis além de destacar que a soberania é una, imprescritível e inalienável.
Em 1848 foi feita outra Constituição, que aboliu a escravidão e a pena de morte, a primeira a prever direitos dos trabalhadores, além de mencionar a previdência e assistências sociais, a ordem publica, a proteção a família e a criação de estabelecimentos educacionais.
A França de 2012 é formada por um governo Republicano Parlamentarista, semi presidencialista, parlamento bi cameral composto por assembleia nacional com 577 representantes eleitos diretamente, com mandatos de 5 anos, sendo da republica com 343 membros eleitos indiretamente para mandatos de 6 anos.
Presidente é eleito diretamente para mandatos de 5 anos, com reeleições livres (desde