Alvenaria
Com a reutilização das formas em duas vidas (2x), obtém-se uma diminuição no custo da obra em alvenaria convencional de R$ 16567,95 para R$ 13721,30, e também uma diminuição de 31% a mais que tinha antes em relação a alvenaria estrutural, para 16 %. Isso demonstra como é importante o processo de reutilização das formas, mostrando-se de vital importância como demonstrado nesse estudo.
3. CONCLUSÃO
O presente trabalho comprovou a redução de custos no emprego da alvenaria estrutural como sistema construtivo em habitações populares com dois pavimentos, conforme demonstrado nos resultados e discussão. Essa redução chegou a 16% quando há o reaproveitamento das formas na obra de alvenaria convencional, e a 30% quando isso não ocorre; conotando a importância da reutilização das formas. Demonstra também que a alvenaria estrutural tem um potencial palpável quando comparada com a convencional, pois em todas as comparações com exceção a dos blocos apresentou um custo menor.
Os resultados obtidos estão de acordo com outros estudos semelhantes desenvolvidos acerca do tema, como o da BRICKA (2011), que teve resultado de 30% e o trabalho OLIVEIRA (2009), que obteve o resultado de 20%, ressaltando também que esses resultados podem ser até mesmo maiores, devido ao fato, de que não foram computados os desperdícios que são muito maiores nas obras em alvenaria convencional.
A utilização da alvenaria estrutural como sistema construtivo diminui o desperdício de madeira, reduzindo o custo da obra e reduzindo o desmatamento.
Outro parâmetro importante é o de rapidez na execução do sistema em alvenaria estrutural, onde sua modulação facilita os trabalhos, por não precisar ser feitos “rasgos” nas paredes para o embutimento de tubulações elétricas e hidráulicas, assim como os revestimentos que podem ser feitos de maneira direta com gesso nas áreas internas.
Além da redução do custo total da obra, é importante destacar a