Evolução da educação fisica
Brasil entre 1955 e 1961 no desenvolvimento econômico começa instalar indústrias internacionais que produziam bens de consumo duráveis e equipamentos.
E com o crescimento das indústrias no Brasil, necessitava de mão de obra qualificada, ou seja, houve uma demanda crescente da sociedade por mais escolarização.
Grandes corporações chegam ao país, e a educação física teve a função de cuidar do corpo do trabalhador, pois, eixo da educação é o intelecto, portanto priorizam-se os conteúdos cognitivos, que são adquiridos pelo esforço intelectual. Voltada para o atendimento das necessidades do mercado, ou seja, o corpo do trabalhador que era muito mais exigido.
As práticas de atividade física foram incentivadas pelas empresas a fim de revigorar o trabalhador e aumentar sua rentabilidade, e o incentivo à prática de exercícios físicos cresceu entre as empresas de grande porte. Esse atrativo passou a ser uma ótima forma de demonstrar ao empregado a importância de cuidar da saúde, o que só faz melhorar o desempenho e a produtividade no trabalho e também contribui para a qualidade de vida das pessoas e, conseqüentemente, para uma melhor disposição ao trabalho.
Nos anos 70, a instituição esportiva alcançava uma maior importância política e econômica, e na Educação Física só pensava em termos da biomecânica ou da fisiologia do exercício, e a formação do professor na concepção de educador era cada vez menos necessária, pensava-se apenas em resultados esportivos.
A Educação Física Hoje
A pessoa humana desenvolve seu potencial criativo,
Exercer ao máximo o seu direito de viver em sociedade de forma consciente e participativa.
Nas aulas de Educação Física na escola, conseguimos essa formação. Você saber como?
Aula de
Educação Física Jogos Competições
Treinamento Educação Física Inclusiva Preocupa-se com os aspectos do desenvolvimento Educação Física de