Educacao ludica
Zairta Aires Santana Cabeça Regia Lúcia Texeira da Silva Centro Universitário da Vinci- UNIASSELVI Pedagogia(PD9971) – Estágio I 03/10/2012
RESUMO
Jogos,brinquedos e movimentos espontâneos fazem parte do mundo das crianças. Este artigo vem tratar da busca e introdução do lúdico no processo educativo. Demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não será abandonado à seriedade e a importância dos conteúdos a serem ensinados à criança, pois as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento do conhecimento, possibilitando melhor percepção da imaginação da fantasia e dos sentidos. Por meio das atividades lúdicas o aluno passa a comunicar-se consigo mesmo e com o mundo, percebendo o outro, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente.
Dinâmicas e brincadeiras são meios pelos quais o ser humano explora uma variedade de novas experiências e diversas situações e propósitos.
Para aprendizagem é inevitável o processo de brincar,devendo ser valorizado por aqueles envolvidos no processo educacional.
Jogos e brincadeiras são importantes no processo pedagógico, pois o conteúdo pode ser ensinado através de atividades lúdicas permitindo assim um desenvolvimento global com visão para um mundo real por meio de descobertas e da criatividade e transformar a realidade. Quando bem aplicada à educação lúdica pode contribuir para melhoraria do ensino, tanto na qualificação quanto na formação critica do educando, valorizando-o para o melhor relacionamento na sociedade.
Palavras-chave: Ensinar, Lúdico, Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O ser - humano, sempre está descobrindo e aprendendo coisas novas. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples aos mais complexos, isso que lhe garante